Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.
Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quem é Carlos Drummond de Andrade?


Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902. Drummond era filho de uma família pobre, passou a estudar em Belo Horizonte e em uma escola de jesuítas, Colégio Anchieta de Nova Fribugo no Rio de Janeiro, onde foi expulso por insubordinação mental. De novo em Belo ele começou a carreira de escritor, como colaborador do Diário de Minas. Mas antes do toda a pressão familiar para obter o diploma, ele se formou em farmácia, em Ouro Preto em 1925. Junto com outros escritores ele formou A Revista, que apesar de ter durado pouco tempo, foi importante veiculo de afirmação do modernismo em Minas Gerais.

Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

Por Rafaella Fiquene e Andressa Câmara


" Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo."
Carlos Drummond de Andrade
Por: Andressa Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário